terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Chegou a hora da Escolinha!!!

Olá mamãezinhas, estou de férias e reservando meu tempo apenas para minha princesinha Alice Maria, que neste último dezembro completou 2 aninhos. Fico espantada como o tempo passou rápido!!! Outro dia estava surpresa ao descobrir a gravidez, ainda consigo lembrar com detalhes o dia de seu nascimento, os seus primeiros passinhos, as suas primeiras palavras e as primeiras peraltices.
Poderíamos adiar mais um ano, mas resolvemos colocá-la na escolinha aos 2 aninhos mesmo, no Pré Maternal. Já passada uma semana, eu e o Maridão estamos convictos de que essa foi a melhor decisão que já tomamos.

Como ela era antes:

Alice é uma criança super risonha e carinhosa com as pessoas que convivem com ela diariamente. Sua primeira gargalhada foi aos 2 meses. Porém, com estranhos ela não fala, sorri e muito menos vai no colo. Pessoas conhecidas ela demora um tempo para se socializar. Tem uma personalidade ímpar.  Não faz o que não deseja, não come o que não gosta, não fala com todo mundo e nunca vai no colo de estranhos. É uma criança tímida com os de fora. Sempre manhosa, a minha gatinha, quando chora vai aos berros.

Minha princesa falou mamã e papá aos 6 meses, andou com 13 meses e era preguiçosa para falar, preferia apontar. Fomos estimulando isso, e antes de completar 2 aninhos já estava fazendo pequenas frases.


O efeito escolinha:

Alice após seu primeiro dia de aula já estava falando frases grandes, respondendo às perguntas e nos contando do seu jeitinho como que tinha sido sua manhã na escola. Está mais sociável, mais carinhosa com outras crianças, menos mandona e um pouco mais manhosa também. Não chorou absolutamente nada em seu primeiro dia, o que nos deixou extremamente surpresos. Eu até fiquei chateada, pensava que ela sentiria minha falta. Que nada!!!

No primeiro dia não quis aceitar o lanche, se não fosse por isso, não seria a minha Alice, foi necessário que o maridão fosse até lá para ajudar. Mas ele fez com que ela recebesse bolo de chocolate e suco de maracujá das mãos da tia da escolinha, para que ela se acostumasse. Após esse episódio do lanche, não fomos mais chamados por motivo algum.

Me surpreendi com a minha princesa, com apenas 3 dias de escola, contando de 1 a 5 em inglês. Fiquei embasbacada!!! Fora as musiquinhas que ela anda cantando e as frases que nunca falou. Avisando quando estava fazendo xixi e cocô. Antes ela só falava que tinha feito cocô.



Conversar com a criança é essencial!!!

É extremamente essencial que os pais conversem com as crianças, e expliquem o que elas farão na escolinha. Que vão deixá-los, que eles brincarão com as professoras, os coleguinhas, os brinquedinhos, no parquinho, e que depois o papai e/ou a mamãe irão buscá-los. Que jamais irão abandoná-los!!! Assim a criança se sente segura, sabem que o tempo que estarão na escola é passageiro e que logo verão os papais. O que não pode jamais acontecer é abandonar a criança sem uma conversa prévia.

Começamos a conversar com a Alice dias antes, explicamos tudo para ela repetidas vezes. Para que o esperado primeiro dia de aula não fosse um espanto, uma surpresa e um abandono. Um momento de muita tristeza e choros!!!

Todos os dias conversamos e contamos a mesma história, de que ela vai ficar na escolinha para brincar no parquinho com os coleguinhas, com os brinquedinhos, que ela irá lanchar e depois papai e mamãe buscarão. 


Adaptação do sono:

Alice é super ativa, acordava às 9 ou 10 da manhã, tirava a soneca da tarde por 2 ou mais horas, e dormia à noite somente às 00:15h. Super tarde né?!?!

Após o primeiro dia de aula, ela passou a acordar às 7:00hs, toma um banho quentinho, tira a sonequinha da tarde por apenas 1 hora e meia e dorme à noite às 22:00hs. 

Quanta diferença né???


Antes eu era a favor de que a criança só começasse a estudar aos 3 aninhos, quando já se expressa com mais detalhes. Só que em casa a criança não tem a necessidade de falar corretamente porque os pais e cuidadores entendem tudo o que eles falam. Na escola a criança passa a expressar em palavras para que os entendam.

Hoje minha insegurança foi embora e estou muito feliz com o progresso da minha pequena. Essa semana que a sua priminha Dudinha, já está acompanhando a minha princesa, é que ela estava dodói com uma crise de amigdalite. Mas agora já está tudo bem!!! Dudinha nem quer saber de nada, só quer ficar na escolinha, e chora apenas na hora de vir pra casa. É mole???

Gostaram???
Beijos da Mama
:***

4 comentários:

  1. Aline fico extremamente feliz por vcs!!! Essa fase de adaptação é uma necessidade nossa e da criança...Tua princesinha teve e tem todos os estímulos que toda criança precisa para um ótimo desenvolvimento em todos os aspectos. Além de vcs serem pais maravilhosos!!!! Não tenho como contar como foi o início ..essas fases da minha boneca..não foi fácil. Hoje tento de todas as formas fazer da vida dela uma festa com responsabilidades...É o amor o elixir que faz toda diferença na vida de uma criança!!! Bjs e obrigada por compartilhar papinho de mamãe!!!Kênia Oliveira Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kênia, a gente sempre imagina que nossos bebês não entendem, mas eles raciocinam muito mais do que imaginamos!!!

      Excluir