quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Estômago do seu bebê

Oi mamãezinhas queridas, e papaizinhos também, andei meio sumida não é? Tempo corrido de final de ano, estudando muito para o Exame da Ordem e fazendo pós-graduação, cuidando de filha e cuidando do maridão, ufaaa!!! Vocês hão de concordar comigo que não sobra tempo pra muita coisa, tem que se virar nos 30. (risos)

Pensando num novo tema pra atualizar o blog pra vocês, eis que em uma conversa de duas mamães de primeira viagem, surgiu uma dúvida: "Qual o tamanho do estômago dos nossos bebês???" Como eu sou muito curiosa, fui pesquisar no Google, entre trabalhos científicos e outras pesquisas tirei a dúvida que há tempos me assombrava.

Qual a quantidade de alimentos necessária para alimentar a minha pequena??? Será que ela come o bastante??? Será que ela come pouco???

Alice sempre mamou bastante, gulosa, mas na hora de comer comida, ela comia pouco. Só passou a ter um apetite bom quando tirei a amamentação aos 18 meses. Daí ela passou a se interessar por outros alimentos, como: pão, macarrão, arroz, sopa, bolacha, chocolate, banana, uva, iogurte, batata, mingau de aveia, entre outros.


Alice nunca foi gorda, sempre bochechuda, fofinha e roliça (como diz a minha mãe), cheia de músculos saltados torneando os braços e pernas... Linda!!!


Mesmo assim, qual a quantidade suficiente???

Logo ao nascer, com apenas 1 dia. o bebê tem a capacidade de cerca de 5-7ml, ou do tamanho de uma bolinha de gude. Pesquisadores descobriram que o estômago do bebê de 1 dia não dilata para caber mais, pois as paredes do estômago se mantêm firmes. O leite excedente é frequentemente expelido (vomitado). Para tanto o colostro é justamente o volume próprio para as primeiras mamadas do bebê.

Já no terceiro dia, a capacidade do estômago do bebê aumenta para 22ml a 30ml (metade de um copinho de café). Para garantir que seu bebê se alimente bem, bastam mamadas pequenas e freqüentes.
No sétimo dia, a capacidade do estômago já é de 44 a 60ml, mais ou menos a xícara de cafezinho.

Não se esqueça: Nessa fase, mamadas freqüentes asseguram que o seu bebê se nutra de todo o leite materno que precise, e sua produção de leite se ajustará conforme a demanda.

Segundo Marcus Renato De Carvalho & Luis Alberto Mussa Tavares, em seu livro "Amamentação - Bases Científicas" (3a. edição):

"...a capacidade gástrica do bebê é limitada. Ela varia cerca de 7mL ao nascer a 200-250mL ao final do primeiro ano, passando para 70 mL na segunda semana e aumentando conforme o peso, numa proporção aproximada de 20mL/Kg/refeição. Assim, a capacidade gástrica do bebê varia de cerca de 150mL aos seis meses a 200-250mL aos 12 meses, aumentando aproximadamente, 10mL a cada mês."

Existem pesquisadores que fazem a simples proporção, 30 a 40ml para cada kg da criança, ou seja, a minha Alicinha, com 2 aninhos, 11,800kg, seria suficiente para a sua alimentação, entre 360 a 480ml.

Quando a gente é mãe sempre acredita que o filhote comeu pouco, que ainda está com fome, mas apenas uma porção pequena por refeição é o suficiente para seu filhote!!! Lembramos que deve-se fazer os cálculos relacionando o peso e a idade da criança.

Você já deve ter visto em tudo quanto é lugar nutricionistas, nutrólogos, gastroendocrinologistas e outros falando que se deve fazer pelo menos 5 a 6 refeições diárias. É nessa mesma rotina que você deve introduzir ao seu bebê. Pequenas e repetidas refeições.

Não esqueça que seu bebê precisa de muitas frutas, verduras, legumes e proteínas. Descubra o que ele gosta mais, diversifique as refeições. Alimente bem o seu bebê, ele vai esbanjar saúde!!!

Um beijão da Mama
Feliz 2012

4 comentários:

  1. Êta alegria pouca!

    Pensa neste tesouro e o quanto ele compartilha o melhor brilho com a Duda, na família!
    Está na fase mais interessante, onde tudo copiam, tudo querem falar e contam cada história!!!!
    Bjs, tia Coca.

    ResponderExcluir
  2. É tia, estão uma graça as duas!!! Sãooooo lindassssssss!!!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente adorei!
    Essa dúvida me perseguia!
    Agirá esclarecida!
    😍😙😘😚

    ResponderExcluir