terça-feira, 15 de março de 2011

Será que já é a hora do desmame???

Mamãezinhas de plantão, eu estou num dilema terrível, chegou a hora certa de desmamar a minha Alicinha??? Ela já tem quase 1 aninho e 3 meses e mama até agora, passa a madrugada me procurando pra mamar, e quando não me acha, abre o berreiro! Quando chego para o almoço, ela não pode me ver, chora falando "mãmãmãmã" e não dorme sem mamar. Não pegou chupeta e nem quer saber de mamadeira, ela é totalmente ligada a mim.

Alicinha pedindo pra mamar
Eu sei que atualmente, a OMS recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Apesar dessa recomendação, são raras as mulheres no Brasil amamentam por mais de dois anos. Os motivos??? Dificuldade em conciliar a amamentação com outras atividades, e até mesmo crença de que aleitamento materno além do primeiro ano é danoso para a criança sob o ponto de vista psicológico. Há até aquelas mamães, apesar de desejar continuar amamentando, sentem-se pressionadas a desmamar por  seus maridos, parentes, vizinhos e amigos. Algumas mães, desmamam para promover a independência da criança. No entanto, é importante lembrar que o desmame provavelmente não vai mudar a personalidade da criança. Além disso, o desmame forçado pode gerar insegurança na criança, o que dificulta o processo de independência.

Mas como faço isso sem minha filhota sofrer?
O segredo é fazer tudo de forma gradativa e a mãe se sentir bem e segura com a decisão. O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê, depois vai aumentando a quantidade de mamadas trocadas. Caso esteja no momento de começar a dar papinhas, ofereça novos alimentos aos poucos para o bebê se acostumar. Um suco de frutas na primeira semana, uma papa doce na segunda e assim por diante. Com o estômago cheio, o próprio bebê passará a mamar menos.

Só que como a Alicinha já come papinhas doces e sopinhas, no café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, mas mesmo assim ainda mama, acho que vou ter que esperar a sua hora.

Como o desmame é um processo de desenvolvimento da criança, o ideal seria que ele ocorresse naturalmente, na medida em que a criança vai crescendo. No desmame natural a criança se auto-desmama, o que pode ocorrer em diferentes idades, em média entre dois e quatro anos e raramente antes de um ano. O desmame pode ser agrupado em quatro categorias básicas: abrupto, planejado ou gradual, parcial e natural.

Enquanto meu dilema não chega ao fim, vou tentar desmamar a Alicinha gradualmente (enchendo a pança dela de comidinhas e frutinhas), será que consigo??? Porque além dela adorar mamar, eu também adorooo!!! Quando eu decidir e conseguir, conto pra vocês!!


Beijos da Mama

2 comentários:

  1. Aline, quero pedir um post... quero que vc nos oriente como lidar com as 'manhas e birras' infantis, principalmente dos pequenos que se recusam a comer e fazem uma manha danada e o chororô acaba sendo inevitável.
    Não sou mãe, mas sou uma Tia muito presente e quero ajudar minha irmã com o Artur.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tive muita dificuldade para a Yasmin pegar a mamadeira, que começei a completar na alimentação aos 7 meses(ela só mamou), junto coloquei a chupeta para que ela dormisse mamando( o que era costume).
    Quando ela finalmente "pegou"a mamadeira (uma semana antes de completar 1 ano) ela largou o peito, por ela mesmo, e chorava de dor e ela não queria de jeito nenhum.
    Agora como faço para tirar a chupeta? Já tentei de tudo, mais meu sono pede socorro e volto a dar...
    Ahhh e mamadeira tbm :)

    ResponderExcluir