sábado, 19 de março de 2011

Dentinhos - Cárie sai pra lá!!!

Toda mamãezinha e papaizinho tem horror que o seu filhote tenha as famosas "sujeirinhas" nos dentinhos. Se você, como eu, tem neura com a limpeza dos dentes do seu filho, os cuidados para afastar a vilã dos dentes são muito mais simples do que imagina.

"Filhinha, vamos escovar os dentes!” Essa frase já faz parte do meu dia a dia e vai fazer parte também do seu assim que os primeiros dentinhos surgirem. Só de imaginar uma cárie na boca dela, Meu Deus!!! Saiba que a cárie não surge com a rapidez que a gente imagina e a prevenção é simples. Vamos às dicas para manter o sorriso do seu pimpolho bem longe da cárie.

Se você não tem como acompanhar todas as escovações dos dentes do seu filho. Acompanhe a última, feita à noite, e garanta que esta seja a melhor limpeza.

A cárie pode aparecer desde o nascimento do primeiro dentinho, o que acontece por volta dos 6 meses. A batalha é silenciosa: o açúcar presente nos restos de alimentos que ficam dentro da boca, sólidos ou líquidos (até o leite materno tem), junta-se a uma película de saliva que fica sobre os dentes, chamada biofilme, onde estão as bactérias do bem e as nocivas, como a Streptococcus mutans, que provoca o buraco no dente (ou a lesão da cárie, como os especialistas chamam). Toda essa sujeira recebe o nome de placa bacteriana. Quando os dentinhos não são limpos todos os dias , as bactérias “do mal” se alimentam dos açúcares que estão nesses restos de comida e passam a produzir ácidos que atacam o esmalte protetor dos dentes. Olha aí a importância de não dar doce para o seu filhote, principalmente no primeiro aninho, nem adoçar o leite que ele toma. 

É como se o dentinho fosse uma parede, e você vai removendo o reboco, os tijolos, até abalar as estruturas e ela desmoronar. A parte de fora da parede (o esmalte) é extremamente duro e é o que protege, então é importantíssimo que o esmalte esteja íntegro, para que a cárie não comece a destruir as demais camadas. O primeiro sinal de que a coisa não está bem são as manchas brancas que vão aparecendo nos dentinhos. Mas elas são reversíveis. Obaaaaaaaaa!!! Em geral, a aplicação de flúor no consultório (e um puxão de orelha na criança e nos pais) resolve. Ela é liberada já a partir dos primeiros dentes, mas é o dentista que resolve quando é necessária.

Se as manchas não são tratadas, surge um buraquinho no dente. É quando a dor aparece. A cárie pode atingir o coração do dente (a parte viva, como o nervo), provocando assim infecções e até a perda. Esse processo é ainda mais rápido nos dentinhos de leite porque as camadas que protegem sua estrutura são mais finas, e fica fácil atingi-la.

ATENÇÃO!!! A perda precoce de um dentinho de leite prejudica o crescimento do  dente permanente, porque ele funcionava como um guia. Ou seja, dá orientação (posicionamento) de saída e se não tem um modelo para “seguir”, o dente permanente do seu filho pode nascer torto. Quando se perde mais de um, a mastigação fica prejudicada. O Dr. Juliano Mainardi alerta ainda para as quedas, batidas e traumas, podendo quebrar um dentinho, ou até mesmo perder um dente de leite e prejudicar o desenvolvimento dos dentes permanentes.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde, de 2003, mostram que 27% das crianças com idades entre 18 e 36 meses têm pelo menos um dente de leite com cárie, e esse número sobe para 60% quando a faixa etária é de 5 anos. No último estudo, realizado no fim do ano passado, não foram publicados dados sobre essas estimativas.

Então mamãezinha, relembrando:
  1. Nada de doces, sucos e leites açucarados pro seu bebê com menos de 1 aninho.
  2. Supervisione, pelo menos, a última escovada do seu filhote, e garanta que esta seja a principal.
  3. Fique atenta às manchas brancas e se elas aparecerem leve seu filho ao dentista.
  4. Leve seu filhote no dentista o quanto antes, para que ele avalie a necessidade da aplicação de flúor.
O Dr. Juliano Mainardi atende na Rua Agnelo Bittencourt, 390 - sala 04 - Bairro Centro (próximo a Stigma e Marmocenter) fone: 3624-9922 e também na Avenida Nazaré Filgueiras - Senador Hélio Campos (próxima a Delta Informática) fone: 3628-2001.


Vejam só mamãezinhas, é fácil fácil!!! Agora é só arregaçar as mangas e vamos ao trabalho!!!
E sai pra lá cárie feia!!!

Beijos da Mama

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, apesar de já conhece-las é sempre bom relembrar, levo de 6 em 6 meses para fazer limpeza e aplicação de fluor e ela adora e é claro exigo muito nas escovações...

    ResponderExcluir
  2. Clarinha morre de medo de dentista.... É um escândalo só de falar! Mas exijo escovação depois das 3 refeições. =D

    ResponderExcluir